quinta-feira, 8 de março de 2012

O Quarteto Fantástico da ATP



Não é de hoje que os mesmos quatro heróis ocupam o topo do ranking da ATP. Após seguidos anos de tamanho domínio, os fãs apelidaram carinhosamente Federer, Nadal, Djokovic e Murray, entre outros apelidos, de Quarteto Fantástico. Eles dominam as semifinais dos Grand Slams e no ano passado esse grupo venceu todos os torneios de 1000 pontos. As façanhas são inúmeras... Mas e se comparássemos os nossos heróis das quadras com aqueles dos quadrinhos? Quem seria quem?



Senhor Fantástico - Roger Federer
A primeira qualidade de Reed Richards (Senhor Fantástico) é a genialidade. E nenhum outro jogador acolhe melhor tal adjetivo quanto Federer, chamado rotineiramente de maestro, mágico e gênio. Mas muitas outras características permitem identificar o suíço com o herói. Reed é o líder de seu grupo por diversos motivos tais como: sua experiência em combate, sua inteligência acima do normal e a capacidade de esticar e moldar o corpo, que o tronam versátil nas diversas situações que o grupo encara. Também Federer é o mais experinte, conhecido por uma uma grande variedade de jogadas equiparável à elasticidade do Senhor Fantástico. E ainda pode ser considerado o mais versátil dos jogadores, principalmente quando comparamos, piso a piso, o aproveitamento de cada tenista. Federer alcança os níveis mais altos na quadra dura, no rebound ace, na grama, no saibro e no carpete. A versatilidade também se evidencia ao notarmos que o suíço é o único jogador, em todos os tempos, a ter feito pelo menos cinco finais em cada Grand Slam. Ademais Federer, tal como Reed, é visto como líder de sua geração. O respeito dentro e fora das quadras conquistado é tamanho, que ele foi considerado a segunda pessoa mais confiável do mundo atrás apenas de Nelson Mandela. A fundação de Federer, que ajuda crianças na África do Sul, é prova do seu desejo de ajudar o mundo a ser um lugar melhor, assim como o líder do Quarteto Fantástico, um dos mais confiáveis dentre todos os heróis da Marvel Comics.


Coisa - Rafael Nadal
Talvez a comparação mais adequada. O herói de pedra do querteto se destaca pelo seu espírito de luta, que explode no seu grito de guerra: "É hora do pau!!". Benjamin Grinn (Coisa) entra em qualquer batalha com total disposição, de peito aberto pronto pra levar, mas muito mais disposto a bater! Até mesmo as caras, a esticadinha na boca que o espanhol faz após ganhar um longo rally lembra o jeito do mais forte herói do quarteto. O Coisa aparentemente não tem medo de adversário algum e passa a ser determinante nas batalhas devido à sua enorme resistência, força e determinação. O próprio Rafa tem o apelido de "touro" devido a essas mesmas qualidades. É facilmente o jogador mais resistente dos últimos anos e seu golpes tem uma força absurda. Acompanhando o Coisa, Nadal é dotado de uma determinação lendária e não se intimida por qualquer batalha. Ao dizer que não abandovava as quartas do Australian Open nem cagando, Nadal encarnou a essência do heróis de pedra. A exemplo de Roger, Rafa também tem uma fundação dedicada à filantropia, mostrando que seu heroísmo não mora apenas na sua grande força.



Tocha Humana - Novak Djokovic
Outro herói que casa direitinho com seu equivalente no tênis. Jhonny Storm é o membro mais irreverente do Quarteto Fantástico. Ele ama a fama e o status que seus poderes trouxeram. Mesmo com a árdua missão de salvar o mundo, ele aproveita ao máximo a vida. Aliás, aproveita muito mais e está quase sempre de bom humor, fazendo piadas com os vilões, desfilando com celebridades e muito satisfeito em poder se lançar a altos vôos. Nem precisa dizer nada né... Nole é certamente um dos atletas mais engraçados e bem humorados da atualidade. Suas imitações de Nadal, Roddick, Federer e Sharapova já arrancaram muitas risadas mundo afora. Quem nunca viu o vídeo que ele fez na Austrália com a vencedora da versão local do "Dancing with the Stars"? Ou mesmo ele dançando trajado de Shakira, como no videoclip the Gypsy? Nole é um cara de bem com a vida e, até bem pouco tempo, estava sempre pronto pra tirar uma piada do forno. Mas o que mais identifica o sérvio ao Tocha Humana é a sua capacidade de botar fogo nas partidas. Hoje em dia os melhores jogos entre o quarteto são com a presença de Novak. E nem precisa de tanto. Uma primeira rodada contra Berloq no US Open tinha tudo pra ser um jogo desinteressante. Mas Djokoshow fez o ingreso valer ouro quando entrou determinado a passar pelo argentino com triplo 6-0. Jogadas geniais incendiaram a torcida e no fim, um adversário incinerado. Nada mais apropriado pro Tocha Humana da ATP.



Mulher Invisível - Andy Murray
Ok, num primeiro momento a comparação parece bastante pejorativa. Mas se olharmos além da evidente diferença de gênero entre a heroína e o inglês podemos traçar alguns paralelos notáveis (além do que não há o que se fazer, pois a formação do Quarteto é essa). Susan Storm é corajosa, decidida e já deu cabo de muitos vilões do Quarteto Fantástico. No entento, nas horas mais decisivas, no extremo perigo, ela faz aquilo que seu poder lhe permite: some. Devido a tal poder Susan, apesar de ser uma importante engrenagem do grupo, é muitas vezes vista como coadjuvante dos demais, e o elo mais fraco da corrente. Ninguém precisa repetir que Murray é um senhor jogador, todo mundo já sabe. Mas nos momentos mais decisivos da sua carreira, ou seja, quando atingiu as finais de Grand Slams e teve a chance de encerrar o jejum inglês, ele simplesmente sumiu. Foram 3 finais (2 contra Federer e 1 contra Nole) e nenhum set vencido. Murray, portanto, parece compartilhar do poder de desaparecer de Susan. E quanto a ser o elo mais fraco, vejamos:
Grand Slams - Federer (16), Nadal (10) Nole (5) e Murray (0).
ATP Finals - Federer (6), Nole (1), Nadal (uma final) e Murray (apenas semi).
Em olimpíadas Nadal e Federer já puseram ouro no peito, Nole um bronze e Murray???? Nadica. O espanhol e o sérvio já levaram a Copa Davis e Murray? Nunca.
Federer já conquistou a Copa Hopman e Murray? Never again.
Os três já venceram o Laureus e Murray?? Nicht.
Billie Jean King Cup, Na Li & Friends, Diamond Games, torneio de exibição de Hong Kong...
não, não e não! O inglês definitivamente ainda não escreveu seu nome em letras maiúsculas na história. Mas se ele é um dos integrantes do quarteto, é por que ainda assim é um dos jogadores mais perigosos em quadra hoje em dia. Murray ainda é um grande vencedor de Masters 1000, e seu primeiro Slam pode pintar a qualquer hora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário