segunda-feira, 19 de março de 2012

Balanço de Indian Wells - masculino

Após mais de uma semana de competição, enfrentando adversários motivados no primeiro ATP 1000 do ano, um vírus que ataca o estômago, chuvas e fortes ventos da Califórina, Roger Federer emergiu como grande campeão de Indian Wells. Mas as impressões gerais que o torneio deixou são de que o ano será muito mais acirrado em competitividade do que 2011.


Entre as apresentações mais notáveis, além dos favoritos, se destacaram John Isner e David Nalbandian. O argentino, que até então se configurava como 74º do mundo, despachou dois top 10 (Tipsarevic e Tsonga) e por dois pontos não eliminou também o segundo do ranking, Rafael Nadal. O americano não fez por menos e eliminou o número 1, Djokovic. Enquanto Nalbandian é amplamente reconhecido por um jogo habilidoso e cheio de recursos, o americano só agora dá sinais de ter evoluído os outros fundamentos além do saque. Mas quebrar o serviço de Isner continua sendo um suplício. Na final de domingo, o gigante manteve seu serviço sem problemas no primeiro set e até conseguiu algumas boas trocas no fundo da quadra. Mas não o suficiente para conseguir uma quebra, já que Federer também estava sacando muito. No tie break a pouca experiência de Isner pesou e ele perdeu a chance de sair na frente. No segundo set o ritmo do americano caiu e a superioridade técnica de Federer prevaleceu. Duas quebras e título para o suíço. De qualquer maneira, esses resultados sugerem que os 4 primeiros não devem se preocupar somente uns com os outros... Pelo menos um veterano e outro estreante em top 10 podem aprontar grandes zebras daqui pra frente.



Almagro conseguiu dar o troco em Berdych, o que de certa forma é surpeendente para o espanhol, especialista em saibro, fazer uma partida boa contra um adversário tão duro de se bater nas quadras rápidas. Del Potro também mostrou bom desempenho, mas o que mais impressionou foi a sequência de seu calvário diante de Federer, algoz que impôs a quarta derrota seguida no ano, sem ceder ao menos um set. Se o argentino quiser sonhar com vôos maiores terá que tirar do fundo da memória uma maneira de incomodar os cachorrões como ele fez no fim de 2008.


Falar da fase do suíço seria surpreendente não fosse pelo fato de ele ser Roger Federer. Sua defesa está mais rápida e apurada, o jogo continua agressivo, o saque num ótimo nível, regularidade e mental mais fortes. O título coloca Federer em posição de brigar pelo número 2 já em Miami, e futuramente pelo 1 do ranking, para tirar aquela semaninha que faltou para bater o recorde de Pete Sampras. O suíço venceu o último APT 1000 do ano passado e o primeiro desse ano, alcançando o recorde de 19 torneios desse porte ao lado de Nadal. O espanhol também promete... Jogando pela primeira vez desde o Australian Open ele chegou à semi em simples, levou o título em duplas e deu mostras de estar num melhor ritmo. Não ter chegado à final fez com que Rafa perdesse alguns pontos, mas perdeu mais Novak Djokovic que defendia o título. A vantagem ainda é mais que confortável mas Nole demonstrou uma queda de produção. Estaria ele guardando tudo para Roland Garros e para as olimpíadas? Talvez, mas até o fim do ano o sérvio ainda tem muito a defender, e outra bobeada pode deixar a briga pela liderança mais quente e imprevisível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário